
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) emitiu, nesta segunda-feira (19), um aviso de chuvas intensas para diferentes regiões do Ceará, com validade até a manhã de terça-feira (20). O alerta indica risco potencial e risco médio de precipitações, incluindo a possibilidade de trovoadas isoladas, e recomenda atenção da população, especialmente em áreas vulneráveis.
De acordo com o aviso, a região do Cariri e da Jaguaribana, destacada em amarelo no mapa da Funceme, apresenta risco potencial, com 20% a 40% de probabilidade de chuvas intensas. Já a faixa litorânea e o Maciço de Baturité, em destaque laranja, possuem risco médio, com 41% a 70% de chance de ocorrência de precipitações. A Funceme alerta para a possibilidade de trovoadas nesses locais.
Imagens de satélite do GOES-19 registradas às 15h50 mostram o céu encoberto no centro-norte do Ceará, com chuvas esparsas e trovoadas isoladas. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), localizada próxima a 2°S, influencia a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, aumentando o potencial de chuvas e descargas elétricas entre a noite de segunda e a manhã de quarta-feira.
Além disso, a aproximação de um novo sistema frontal, prevista para chegar ao sul do Nordeste entre terça e quarta-feira, deve gerar instabilidades no centro-sul e oeste do estado, ampliando as condições para precipitações nessas regiões. Assim, todas as macrorregiões do Ceará permanecem sob risco de chuvas e trovoadas ao longo do período.
As temperaturas devem permanecer menos elevadas devido à cobertura de nuvens. Nas áreas mais quentes, como Jaguaribana, Sertão Central, Inhamuns, Litoral do Pecém, Cariri e Litoral Norte, as máximas variam entre 34°C e 36°C. Nas demais regiões, os termômetros devem registrar entre 28°C e 33°C. Ventos de Nordeste, com rajadas de até 40 km/h, predominam em todo o estado.