O Governo do Ceará vai reforçar a campanha de vacinação contra o sarampo como parte do esforço do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A campanha vai até o dia 30 de setembro e vai contar com um Dia D de mobilização no dia 20 de setembro.
Segundo a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, após a pandemia de covid-19 os casos de sarampo aumentaram consideravelmente no continente americano, indo de 174 mil casos em 2022 para 321 mil em 2023.
No caso do Ceará, as autoridades sanitárias registraram, entre 2020 e 2025, 335 notificações de casos suspeitos de sarampo, dos quais 11 foram confirmados - sendo o último em maio de 2022.
O sarampo é uma doença viral considerada altamente transmissível e potencialmente grave, caracterizada por febre alta, erupções na pele, tosse seca, coriza, conjuntivite e manchas na cor branca na mucosa bucal.
A vacinação é considerada a medida mais eficaz de prevenção ao sarampo. Para a campanha de setembro no Ceará, foram distribuídas 84 mil doses de vacinas: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), dupla viral (sarampo e rubéola) e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).
Para se vacinar, basta procurar um posto de saúde ou uma sala de vacinação e solicitar a imunização junto à equipe de plantão. Não é preciso agendar.