22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Tarifaço: exportações de calçados entre Ceará e EUA registra queda de 49%

Com o cenário ainda incerto, as empresas do setor calçadista no Ceará buscam alternativas para diversificar os destinos de exportação e reduzir a dependência do mercado americano

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: Ceará Agora
17/09/2025 às 11h04
Tarifaço: exportações de calçados entre Ceará e EUA registra queda de 49%
Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, mostram que as exportações de calçados do Ceará para os Estados Unidos registraram uma queda brusca de 49,20% em agosto de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O número de pares enviados caiu de 4.417.721 para apenas 2.243.785. O recuo expressivo é atribuído à imposição de uma tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros, determinada pelo presidente Donald Trump.

No cenário nacional, a queda foi de 17,6%, o que mostra que o Ceará, segundo maior polo calçadista do país, foi um dos estados mais afetados pela medida protecionista dos EUA. A comparação entre os meses de julho e agosto também reforça a gravidade da situação: o volume de exportações cearenses para os EUA caiu 41,82% de um mês para o outro. A indústria local, que depende fortemente das exportações para manter seus níveis de produção e emprego, agora lida com a redução da competitividade frente a concorrentes asiáticos e latino-americanos, que não foram atingidos pela mesma tarifa.

Continua após a publicidade
Anúncio

Atitudes contra o tarifaço

Com o cenário ainda incerto, as empresas do setor calçadista no Ceará buscam alternativas para diversificar os destinos de exportação e reduzir a dependência do mercado americano. Enquanto isso, sindicatos e associações acompanham com atenção os desdobramentos políticos e econômicos das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, temendo que novas medidas protecionistas agravem ainda mais a crise no setor.