21°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Lula ganha de todos os adversários em 2026, mostra pesquisa Genial/Quaest

Em simulações de segundo turno, Lula obtém vitórias em todos os confrontos, com margens que variam de 8 a 19 pontos percentuais sobre os adversários

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: GC Mais
18/09/2025 às 09h37
Lula ganha de todos os adversários em 2026, mostra pesquisa Genial/Quaest
Foto: Ricardo Stuckert

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (18) confirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para a eleição presidencial de 2026, vencendo seus principais adversários tanto no primeiro quanto no segundo turno. O levantamento ouviu 12.150 eleitores entre os dias 13 e 17 de agosto e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário estimulado de primeiro turno, Lula oscila entre 34% e 35% das intenções de voto. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo inelegível e em prisão domiciliar, mantém 28%, seguido por candidatos como Ciro Gomes (PDT) com 8% e Ratinho Júnior (PSD) com 7%. A pesquisa também testou alternativas como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Eduardo Bolsonaro (PL), Ratinho Jr., Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil), Eduardo Leite (PSD) e Flávio Bolsonaro (PL).

Continua após a publicidade
Anúncio

Em simulações de segundo turno, Lula obtém vitórias em todos os confrontos, com margens que variam de 8 a 19 pontos percentuais sobre os adversários. Contra Jair Bolsonaro, Lula aparece com 47%, enquanto o ex-presidente tem 35%. Na disputa contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Lula tem 43% contra 35%. Lula também vence de Michelle Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e outros postulantes da direita com folga.

O levantamento revela que Lula, em estados como Bahia e Pernambuco, vence com larga vantagem, enquanto em estados como Goiás o cenário é diferente. No estado do Centro-Oeste, ele seria derrotado contra o atual governador Ronaldo Caiado, que aparece com 72% das intenções de voto diante dos 19% de Lula.

A pesquisa aponta uma crescente rejeição a Jair Bolsonaro, enquanto a desaprovação a Lula permanece estável. A percepção dos eleitores demonstra maior preocupação com um possível retorno de Bolsonaro ao Palácio do Planalto do que com a manutenção de Lula no cargo.