22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Caminhoneiro encontra cão abandonado em estrada, adota o animal e comove a web

O caminhoneiro Jânio Bezerra viralizou com o vídeo do momento em que encontrou Lampião, o nome dado ao animal.

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: G1 Ceará
19/09/2025 às 08h10
Caminhoneiro encontra cão abandonado em estrada, adota o animal e comove a web
Foto: Arquivo pessoal

Um caminhoneiro cearense protagonizou um gesto de compaixão que viralizou e emocionou na internet. Jânio Bezerra, morador de Iracema (CE), encontrou um cachorro abandonado, ferido e sem um dos olhos às margens da BR-116, no trecho próximo à cidade de Bendegó, na Bahia. O encontro inesperado aconteceu na última quarta-feira (17), por volta do meio-dia.

Jânio contou que seguia viagem em direção ao Ceará quando começou a ouvir barulhos estranhos no caminhão. Ele decidiu parar no acostamento para verificar o veículo e foi surpreendido pelo cachorro, que saiu de uma área de matagal e se aproximou dele.

Continua após a publicidade
Anúncio
“Eu escutei umas batidas, parecia que era na roda do caminhão. Parei, fui olhar os pneus, e de repente ele apareceu, já ficou nos meus pés. Me assustei na hora, mas logo vi que ele tava muito magrinho, com fome e com o olho furado. Vi que não tinha casa por perto. Não pensei duas vezes, coloquei ele na cabine comigo. É coisa de Deus eu parar aqui”, contou o caminhoneiro.

Após o resgate, Jânio parou em um restaurante próximo, onde deu água e comida ao animal. Depois, comprou uma coleira e ração. O cão foi batizado de Lampião, em referência à força e resistência que demonstrou ao sobreviver em situação tão difícil.

“Comecei a brincar com ele, perguntando como queria ser chamado. Chamei de Zé de Toim, de Gileu e nada. Quando falei ‘Lampião’, ele me olhou. Aí ficou Lampião. Ele é forte, é um guerreiro, por ter sobrevivido ali, trecho muito perigoso daquela estrada”, disse Jânio, emocionado.

Apesar de ainda não ter conseguido levar o novo companheiro ao veterinário, o caminhoneiro já agendou uma avaliação para este sábado (21), em uma cidade vizinha.

Reencontro com propósito

Jânio revelou que, anos atrás, pensou em abandonar a profissão após ser sequestrado em São Paulo. Ele passou um dia e uma noite em cativeiro e, por causa do trauma, ficou afastado das estradas por seis meses. O reencontro com Lampião reacendeu um sentimento de propósito e fé.

“Passei um dia e uma noite no cativeiro. Depois disso fiquei com muito medo de voltar a trabalhar. Mas agora, parece que tudo faz mais sentido. Eu vinha muito descrente, sabe? Eu agradecia a Deus por chegar, pedia proteção, mas a internet, ela tanto pode ser usada pro bem, quanto pro mal. Os vídeos da minha esposa vazaram pra todo o Brasil e isso me machucou muito. Mas agora, sinto que Deus me usou também pra mostrar que a internet pode ser usada pro bem”.

Novo amigo em casa

De volta a Iracema, Lampião já ganhou o carinho da família. João Vitor, filho de Jânio, está empolgado com o novo morador da casa. Ele já apelidou o cachorro de "Pião", em uma versão carinhosa e infantil do nome escolhido pelo pai.

“Meu filho tá feliz. Já chama ele de Pião. Ele diz: pai é Pião”, disse Jânio.

O gesto do caminhoneiro segue repercutindo nas redes sociais, com internautas destacando a empatia e o cuidado com o animal.