A Polícia Federal prendeu na última sexta-feira (19) por suspeita de lavagem de dinheiro um homem que carregava R$ 500 mil em espécie no carro no município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense. O dinheiro foi apreendido pelos policiais e o suspeito foi solto neste sábado (20) após decisão judicial.
A apreensão ocorreu após o órgão receber informações de que um indivíduo estaria transportando o valor de R$ 500 mil, com suspeitas de lavagem de dinheiro, em um carro. Segundo a PF, o transporte foi feito com objetivo de dificultar o rastreamento quanto ao destino que seria dado ao dinheiro.
Durante a abordagem, os agentes vasculharam o carro e encontraram o dinheiro no interior do veículo. De acordo com a Polícia Federal, após ser abordado, o homem apresentou versões divergentes quanto ao valor.
A PF destacou ainda que o suspeito "não demonstrou justificativa plausível para a necessidade do transporte em espécie e nem a motivação pela qual não faria a movimentação do valor através do sistema bancário eletrônico comum de transferências".
Já na sede da polícia, durante a averiguação das informações, os agentes verificaram que a renda do homem era incompatível com o valor transportado, por isso foi aberta uma investigação para apurar o caso.
Em nota, o advogado Vinícius Ramos, que representa o homem detido, celebrou a soltura dele na audiência de custódia e disse que "a prisão decorreu de premissas infundadas, que serão enfrentadas na instrução, com documentos e informações".
Os advogados não explicaram se o dinheiro era do homem preso ou se ele está só o transportava, nem para que seria usado, destacando apenas que Juazeiro do Norte é um polo econômico regional, por isso "não é incomum que empresários locais administrem folhas de pagamento e compromissos comerciais relevantes, o que explica a circulação de numerário".