Uma das vítimas do ataque a tiros ocorrido na manhã desta quinta-feira (25) em Sobral, no Colégio Estadual Luiz Felipe, já responde por atos infracionais. Além dele, outros quatro estudantes foram atingidos, incluindo dois que morreram, Luis Oliveira Filho, de 17 anos, e Victor Guilherme, de 16 anos. As informações são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).
Imagens de câmeras de segurança mostram dois criminosos chegando em uma motocicleta, estacionando ao lado do Colégio Estadual Luiz Felipe e caminhando em direção ao pátio da escola durante o intervalo. Eles efetuaram disparos contra os estudantes, atingindo cinco adolescentes. Alunos correram em direção aos portões e escadas para se proteger, enquanto os suspeitos fugiram do local após a ação.
O Colégio Estadual Luiz Felipe, em Sobral, é reconhecido nacionalmente pelo engajamento acadêmico e cultural e possui projetos premiados, como o “Espaço Delas”, voltado à formação de meninas cientistas. A instituição também se destaca em Linguagens e Códigos e Geografia, com alunos medalhistas em competições nacionais e estaduais.
O prefeito Oscar Rodrigues informou que a Guarda Municipal, ambulâncias e transporte escolar foram acionados para atender a comunidade. O governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação, Camilo Santana, se manifestaram sobre o episódio, classificando-o como “gravíssimo e intolerável”.
A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) comunicou a suspensão das aulas nesta sexta-feira (26) e informou que os estudantes terão suporte de profissionais de Psicologia no retorno às atividades.
O Núcleo de Acolhimento às Vítimas de Violência (Nuavv) da Região Norte foi acionado para prestar suporte às vítimas diretas e indiretas, e as investigações seguem com a Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Forense e Guarda Civil Municipal de Sobral.