22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ataque em Sobral: ONG pediu transferência de estudante ameaçado em agosto

O documento, destinado à Secretaria de Educação do Ceará, pedia apoio à mudança de unidade escolar por risco à integridade do adolescente

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: O POVO
25/09/2025 às 22h32
Ataque em Sobral: ONG pediu transferência de estudante ameaçado em agosto
Foto: Fernanda Barros/O POVO

Um ofício enviado pela ONG Visão Mundial à Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), no dia 4 de agosto passado, solicitou apoio para a transferência de um estudante da Escola Professor Luís Felipe, em Sobral, por riscos à integridade do adolescente. A instituição de ensino foi alvo de ataque nesta quinta-feira, 25, com a morte de dois alunos.

O documento aponta que o jovem recebia ameaças de grupo armado atuante na região da escola, localizado no bairro Campo dos Velhos. Ele era morador do bairro Nova Caiçara, dominado por um grupo rival.

Continua após a publicidade
Anúncio

Devido ao risco de deslocamento diário, o adolescente acumulou 125 faltas na unidade escolar, resultando em sua ausência completa das aulas no primeiro semestre de 2025. O acúmulo de ausências também colocou em risco a permanência do adolescente no programa Pé-de-Meia, do qual é beneficiário. O documento indica ainda que o estudante possuía bom desempenho em suas atividades até o surgimento do quadro de risco.

O jovem citado no ofício não chegou a ser atingido no ataque desta quinta-feira. Dois alunos, Victor Guilherme Sousa de Aguiar, 16, e Luiz Cláudio Sousa Oliveira Filho, 17, não resistiram — um deles também residia em Nova Caiçara.

“No contexto dessas brigas de facções criminosas, de grupos armados, há o domínio pelo território e um adolescente pode ser assassinado simplesmente por morar em um território diferente”, alerta o gerente nacional de Advocacy e participação de Crianças e Adolescentes da ONG Visão Mundial Brasil, Regis Pereira.