O candidato a prefeito de Santa Quitéria, Joel Barroso (PSB), protocolou nesta terça-feira (30) um pedido de impugnação contra a candidatura de Rayana Bendor (PT), que concorre como vice na chapa de Dra. Lígia. Essa é a segunda tentativa apresentada por Joel. O primeiro pedido foi rejeitado ontem pela juíza eleitoral por erro processual, já que a ação tramitou em processo paralelo e não foi anexada ao registro de candidatura.
A defesa do candidato alega que Rayana estaria inelegível devido à rejeição de contas públicas durante sua gestão como secretária de Proteção Social, no governo Braguinha, em 2022. Segundo o documento, o Tribunal de Contas do Ceará teria julgado as contas irregulares, aplicando multa e imputação de débito por “graves irregularidades”.
A coligação argumenta ainda que a legislação eleitoral não permite a candidatura de gestores que tiveram contas desaprovadas por tribunais competentes, por considerar que isso comprometeria a lisura, moralidade e probidade do processo eleitoral.
A candidata e seus advogados têm prazo até a próxima segunda-feira (6) para apresentar manifestação à Justiça Eleitoral.