22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Distribuindo mais de 180 toneladas de alimentos para animais abandonados, governo do Ceará lança o programa Ração do Bem

A iniciativa prevê a distribuição de 180 toneladas de ração para abrigos e protetores de cães e gatos em situação de vulnerabilidade.

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: Ceará Agora
05/10/2025 às 10h55
Distribuindo mais de 180 toneladas de alimentos para animais abandonados, governo do Ceará lança o programa Ração do Bem
Foto: Hiane Braun

Lançado neste sábado (4), o programa Ração do Bem, tem como objetivo garantir a segurança alimentar de milhares de animais resgatados de situações de abandono. A iniciativa prevê a distribuição de 180 toneladas de ração para abrigos e protetores de cães e gatos em situação de vulnerabilidade.

Para participar do programa, o abrigo precisa comprovar que desenvolve ações de resgate, acolhimento e cuidado com animais em situação de risco. Também é necessário demonstrar que realiza a reabilitação física e comportamental dos animais, promove adoções responsáveis e mantém os resgatados em ambientes adequados à espécie, assegurando saúde e bem-estar.

Continua após a publicidade
Anúncio

Presente no evento, a vice-governadora Jade Romero comentou sobre a importância deste programa para os animais resgatados da situação de abondono.

“Essa ação vai garantir, anualmente, 180 toneladas de ração para animais em situação de vulnerabilidade. Nós, como Governo, temos avançado muito no combate à insegurança alimentar e sabemos que os animais também enfrentam essa realidade. Por isso, precisamos olhar para eles com o mesmo cuidado”, destacou Jade Romero.

Além disso, o abrigo deve comprovar que oferece lar temporário responsável, quando necessário, e que atua na conscientização da sociedade sobre guarda responsável, combate ao abandono e promoção dos direitos dos animais. Já o protetor individual precisa demonstrar que cuida dos animais sob sua responsabilidade, promove adoções e mantém o ambiente limpo e adequado.

Os interessados podem se inscrever pelo site da Secretaria da Proteção Animal (Sepa), que será responsável pela seleção e monitoramento dos beneficiários. A cada trimestre, os abrigos poderão receber até 470 quilos de ração, enquanto os protetores individuais terão direito a até 80 quilos.

Distribuição descentralizada

Após o cadastro, a Secretaria terá até sete dias úteis para validar os dados. Em seguida, haverá um novo prazo de até sete dias úteis para a entrega da ração no ponto de retirada escolhido. Com o objetivo de garantir maior alcance e eficiência, a distribuição será feita de forma descentralizada, por meio de pontos estratégicos em diferentes regiões do Ceará.