A Receita Federal começou a enviar cartas a 397.731 contribuintes que estão com a declaração do Imposto de Renda 2025 retida na malha fina. A medida faz parte do Projeto Cartas 2025, para incentivar a regularização. “Aproveitar essa oportunidade e corrigir as informações antes de ser intimado ou notificado evita o risco de multas sobre a totalidade ou a diferença de imposto objeto do lançamento de ofício”, afirma a Receita, em nota.
Das 3,9 milhões de declarações inicialmente retidas, mais de dois terços foram corrigidas pelos próprios contribuintes, sem necessidade de ação fiscal. Mais de 1 milhão de declarações ainda permanecem na malha fina.
Para se regularizar, não é preciso comparecer a uma unidade da Receita Federal. Tudo pode ser feito pelo site ou aplicativo.
Para saber se a declaração tem pendência, a consulta pode ser feita pelo serviço Meu Imposto de Renda no site da Receita Federal (dentro do e-CAC) ou pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para download em aparelhos com IOS e Android.
Para acessar o serviço, é preciso ter conta gov.br, selo ouro ou prata. O contribuinte que não se regularizar deverá pagar multa de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.