
Todos os anos, no dia 12 de outubro, José Aristeu e sua esposa, Raimunda Silva, espalham alegria e sorrisos entre as crianças do bairro Botafogo, em Santa Quitéria. O projeto social de doação de brinquedos, criado e mantido pelo casal, tem mais de 40 anos e já se tornou uma verdadeira tradição local.
Conhecido carinhosamente como “Duda”, José Aristeu trabalhou como palhaço em um circo e, após se aposentar das tendas, fez a promessa de continuar levando felicidade às crianças por meio dessas doações. Neste ano, foram arrecadados mais de 600 brinquedos, e mais de 400 crianças participaram do evento, realizado na Quadra do Tio Manoel. Foram tantos brinquedos que ainda sobraram alguns.
José Aristeu explica que grande parte dos presentes é comprada com recursos próprios. “Eu acordo às quatro da manhã e vou para a rua atrás de latinhas, garrafas e alumínio. Vendo tudo e, com o dinheiro, compro os brinquedos. Passo o ano inteiro juntando para fazer este Dia das Crianças acontecer”, contou.
O casal lidera essa festa repleta de sorrisos e diversão. Além da distribuição dos brinquedos, eles também oferecem doces, organizam diversas brincadeiras, e Duda se veste de palhaço para o encanto dos pequenos.

Ele conta como é gratificante realizar essas doações: “Minha alegria é muito grande, eu me sinto uma criança. As crianças e os pais passam o ano todo perguntando se iremos fazer, então é muito gratificante”, conclui.