O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) notificou 21 pessoas em Catunda que deverão devolver valores do Auxílio Emergencial, aproximadamente R$ 59.700,00, sendo essa a maior devolução de valores da região.
O benefício, que foi pago indevidamente durante o período da pandemia de Covid-19, agora estabelece que os notificados têm 60 dias para realizar a devolução, conforme as orientações do MDS. Quem não efetuar o pagamento dentro do prazo pode ser inscrito na Dívida Ativa da União, no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados (Cadin) e ter o nome negativado em órgãos de crédito.
A devolução deve ser feita exclusivamente pelo sistema Vejae, com opções de pagamento via PIX, cartão de crédito ou boleto. O valor pode ser pago à vista ou parcelado em até 60 vezes, com parcela mínima de R$ 50, sem juros ou multa.
As comunicações são enviadas por SMS, WhatsApp, e-mail e pelo aplicativo Notifica. É possível também consultar se há pendências diretamente no sistema Vejae, informando o CPF.
O MDS alerta que não envia links nem boletos por mensagem, e em caso de dúvidas, entre em contato pelo Disque Social 121 ou pelos canais oficiais do Ministério.