Famílias de um conjunto habitacional do Bairro Prefeito José Walter, em Fortaleza, denunciam que foram expulsas de suas casas na última sexta-feira (10) após ameaças de facções criminosas que tentam dominar o local. Um homem de 30 anos foi preso apontado como mandante das expulsões.
O caso ocorreu no Conjunto Habitacional Cidade Jardim I. De acordo com a Polícia Militar, os moradores informaram que um grupo estava fazendo ameaças e pedindo que as vítimas deixassem o local caso tivessem parentes ligados a uma facção criminosa rival.
Os moradores ainda relataram que há uma disputa entre duas facções que tentam dominar a região. Ainda na sexta (10), diversas pessoas saíram do local apenas com documentos pessoais. Somente nesta segunda-feira (13), as famílias conseguiram retornar às suas casas com apoio da Polícia Militar.
As equipes de segurança identificaram, após denúncias, um homem de 30 anos apontado como o líder que decidia quem seria expulso. A identidade dele não foi revelada.
O suspeito era também quem fornecia armas e munições a outros membros do grupo criminoso e ainda promovia festas para faccionados. Na abordagem, o homem disse que era colecionador de armas e teve uma delas roubada. No entanto, os moradores reconheceram, de forma unânime, que ele estava envolvido nas expulsões.
A polícia segue investigando o caso e afirma que reforçou o patrulhamento na região.