23°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Polícia resgata 135 aves silvestres e 4 tatus mantidos em cativeiro em Crateús, no Ceará

Manter pássaros silvestres em casa pode ser enquadrado como crime ambiental no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: GC Mais
22/10/2025 às 09h31
Polícia resgata 135 aves silvestres e 4 tatus mantidos em cativeiro em Crateús, no Ceará
Foto: Divulgação / PMCE

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) resgatou 135 aves silvestres e quatro tatus que estavam sendo mantidos ilegalmente em cativeiro, no município de Crateús, no interior do estado. A ação foi efetuada por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Na ocasião, as forças de segurança ainda apreenderam armas de fogo utilizadas em práticas de caça ilegal. A operação teve início na última semana, no dia 16, e foi concluída na noite dessa segunda-feira (20), na localidade de Serra das Almas, zona rural de Crateús.

Segundo a PM, a ação teve como objetivo coibir e prevenir crimes ambientais na região da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) situada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).

Durante as buscas, as equipes localizaram, em área de mata, três espingardas e nove munições que seriam utilizadas em atividades de caça ilegal. Em uma residência, foram encontrados 135 aves silvestres, dois tatus vivos e dois abatidos.

Os responsáveis foram autuados com a lavratura de autos de infração ambiental pelos agentes do Ibama. Os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), enquanto as armas de fogo foram apresentadas na Delegacia de Polícia Civil de Crateús para os procedimentos cabíveis.