23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ceará recebe primeiro lote de medicamento para tratamento do câncer de mama no SUS

Anualmente, cerca de 20 mil pessoas morrem por câncer de mama no Brasil, número que vem crescendo ao longo dos últimos anos

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: Portal GCMAIS
24/10/2025 às 15h10
Ceará recebe primeiro lote de medicamento para tratamento do câncer de mama no SUS
Foto: Divulgação / Sesa

O estado do Ceará recebeu nesta quinta-feira (23), do Ministério da Saúde, 586 unidades do Trastuzumabe Entansina, medicamento usado no tratamento do câncer de mama. Trata-se de um medicamento de última geração incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), nos casos de câncer de mama HER2-positivo, que é uma das formas mais agressivas da enfermidade.

Esse é o primeiro lote enviado ao estado, com quatro devendo ser enviados, no total. As próximas entregas estão previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. Os insumos, segundo o governo, atenderão 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS, beneficiando 1.144 pacientes ainda este ano.

Essa nova terapia, como pontua a gestão estadual, amplia as opções de tratamento oferecidas pelo SUS, de modo a ter maior controle sobre a doença e dar mais qualidade de vida às pacientes. De acordo com o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto, o medicamento pode reduzir em até 50% a mortalidade entre mulheres com câncer de mama do tipo HER2-positivo.

“É um avanço gigantesco para a oncologia nacional, com o primeiro protocolo clínico voltado a esse tratamento. Trata-se de uma medicação muito esperada pela nossa população, que poderá reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com câncer de mama do tipo HER2 positivo. É uma grande vitória para a saúde pública e para o povo brasileiro”, afirmou o diretor.

O governador Elmano de Freitas comemorou a chegada do fármaco. “A medida representa um grande avanço para a oncologia no País – uma grande vitória para a saúde pública e para o povo brasileiro, especialmente os cearenses”, destacou ele.

Câncer de mama

O câncer de mama é caracterizado principalmente pelo aparecimento de um nódulo ou caroço na mama, que geralmente não causa dor e apresenta bordas irregulares. Outros sintomas importantes incluem mudanças na pele da mama, como vermelhidão, aspecto de casca de laranja, inchaço e retração da pele ou do mamilo. Pode haver também saída de líquido pelos mamilos, que pode ser sanguinolento ou de outras cores anormais, e o surgimento de ínguas na axila.

Sintomas visuais que indicam risco são a retração ou inversão recente do mamilo, alterações na cor ou formato da aréola, e a presença de crostas ou feridas próximas ao mamilo. Em estágios avançados, o câncer pode causar sinais relacionados a metástases, como dores ósseas, falta de ar, dor no peito, cansaço extremo, perda de peso e sintomas neurológicos.

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. O autoexame regular das mamas, aliado a exames clínicos e de imagem como a mamografia, é recomendado para identificar alterações precoces. Caso algum sintoma seja identificado, é essencial buscar avaliação médica imediata.

Anualmente, cerca de 20 mil pessoas morrem por câncer de mama no Brasil, segundo dados de 2023. O número de óbitos tem apresentado aumento ao longo dos últimos anos, chegando a 20.165 mortes em 2023, um crescimento de 38% em relação a 2014. Desse total, a maioria são mulheres, mas o câncer de mama também afeta homens, embora em percentual menor.