24°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Homem se engasga com farofa na fila de supermercado, e policiais aplicam manobra de Heimlich para salvá-lo

Caso ocorreu na tarde dessa segunda-feira (28) no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: G1 Ceará
29/10/2025 às 09h25
Homem se engasga com farofa na fila de supermercado, e policiais aplicam manobra de Heimlich para salvá-lo
Foto: Divulgação/PMCE

Um homem se engasgou com farofa na fila de um supermercado na tarde dessa segunda-feira (28) e foi salvo por policiais militares que estavam em serviço próximo ao estabelecimento. O caso ocorreu no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

Para salvar a vítima, os agentes aplicaram a manobra de Heimlich, técnica de tração abdominal para desobstruir as vias aéreas.

O homem estava na fila de um dos caixas do supermercado quando começou a passar mal e tossir. Dois funcionários e outro cliente tentam ajudá-lo, mas sem sucesso. Em seguida, uma mulher sai correndo do estabelecimento para pedir ajuda na rua.

Uma equipe do 22º Batalhão (22º BPM) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) estava em serviço próximo ao supermercado e conseguiu ajudar o homem engasgado.

"Um policial militar iniciou os procedimentos de primeiros socorros, aplicando a manobra de Heimlich, e conseguiu desobstruir as vias respiratórias da vítima, restabelecendo sua respiração normalmente. A ação reforça o preparo técnico e o compromisso humanitário dos profissionais da Polícia Militar", explicou a PM.

A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a respiração.

"Na manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma, o que provoca uma tosse forçada, expulsando dos pulmões o corpo estranho", explica a Secretaria da Saúde do Ceará.

Neste mês de outubro, a American Heart Association (AHA) atualizou suas diretrizes oficiais de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar (RCP) e emergências cardiovasculares.

Entre as principais mudanças está a forma de agir em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas, tanto em bebês e crianças quanto em adultos conscientes.

A partir de agora, a recomendação da AHA para vítimas conscientes — crianças e adultos — é alternar cinco pancadas nas costas com cinco compressões abdominais (a conhecida manobra de Heimlich).

Até então, o protocolo orientava começar diretamente pelas compressões.

Para bebês com menos de 1 ano, o procedimento também foi ajustado: deve-se alternar cinco pancadas nas costas e cinco compressões no peito, usando a base da palma da mão, até que o corpo estranho seja expulso ou até que o bebê perca a consciência.

Segundo a AHA, o objetivo é aumentar a eficácia e reduzir o risco de lesões. Vale reforçar que, nos menores de um ano, as compressões abdominais estão proibidas por poderem ferir órgãos internos.