23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Imagens mostram tentativas de socorro a aluno que passou mal e morreu em academia de Fortaleza

O aluno chegou a ser atendido por quase uma hora, mas não resistiu.

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: Portal GCMAIS
31/10/2025 às 07h10
Imagens mostram tentativas de socorro a aluno que passou mal e morreu em academia de Fortaleza
Foto: Reprodução

Um vídeo obtido pela TV Cidade registrou o momento em que Cristiano Silva Honorato, de 44 anos, passou mal durante um treino em uma academia de Fortaleza, no dia 13 de outubro, e recebeu os primeiros socorros de alunos e professores até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O aluno chegou a ser atendido por quase uma hora, mas não resistiu. Nas imagens, é possível ver o uso do desfibrilador, que, segundo relatos da família, teria apresentado falhas durante o procedimento.

Em nota, a academia lamentou o ocorrido e informou que segue todos os protocolos de segurança e saúde, contando com profissionais capacitados em primeiros socorros. O Sindicato das Academias do Ceará explicou que não há obrigatoriedade legal para que academias possuam desfibriladores, apenas recomendação para locais de grande fluxo, como estádios e shoppings. Já a Secretaria Municipal da Saúde afirmou que a equipe do Samu chegou ao local em cerca de seis minutos e que todos os procedimentos de reanimação foram realizados corretamente, com o desfibrilador funcionando normalmente.

Outros casos recentes reacendem o alerta

O caso de Cristiano não foi o único registrado em academias da capital neste mês. No dia 20 de outubro, um homem de aproximadamente 40 anos morreu enquanto se exercitava em uma academia na Avenida Washington Soares, em Fortaleza. O episódio aconteceu poucos dias após a morte de Cristiano, de 44 anos, no bairro Dias Macedo, também durante um treino.

Já nesta quinta-feira (30 de outubro), um novo caso foi registrado no bairro Montese. Um aluno desmaiou enquanto utilizava um aparelho de musculação conhecido como graviton e sofreu uma convulsão após bater a cabeça. Funcionários e colegas prestaram os primeiros socorros até a chegada do Samu, que realizou o resgate. O homem foi levado inconsciente para uma unidade de saúde.