
Cinco pessoas foram presas nesta semana por furto de energia em operações realizadas em Crato, Iguatu, Morada Nova e Fortaleza, informou a Enel Distribuição Ceará. As ações ocorreram durante inspeções rotineiras da distribuidora e com apoio de órgãos de segurança. Técnicos identificaram ligações irregulares em residências, estabelecimentos comerciais e uma rede clandestina construída indevidamente, caracterizando o crime.
Os suspeitos foram encaminhados às delegacias responsáveis, onde foram lavrados Autos de Prisão em Flagrante (APFs), e os casos seguem sob investigação.
Em Crato, duas pessoas foram presas por ligações irregulares em uma residência e em um comércio local. Em Iguatu, o furto foi registrado em uma fazenda no Sítio Baú, na zona rural, resultando na prisão do responsável. Em Morada Nova, equipes da Enel localizaram uma rede clandestina que abastecia um viveiro de camarões, e o responsável foi detido. Em Fortaleza, no bairro Planalto Ayrton Senna, a fraude foi identificada em um estabelecimento de reciclagem, durante buscas por materiais furtados.
As operações fazem parte do programa regular da Enel Ceará para combater o furto de energia, priorizando a segurança da população e a integridade da rede elétrica.
Além de ser crime com pena de um a oito anos de reclusão, o furto de energia, conhecido como “gato”, compromete a qualidade do fornecimento e expõe a população a riscos de acidentes graves.
Entre janeiro e setembro deste ano, a Enel Ceará identificou mais de 24 mil casos de furto de energia, a partir de 109.983 inspeções técnicas. Com apoio da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSPDS), foram realizadas mais de 247 operações especiais, resultando em 151 prisões em flagrante. Em 2024, foram 38.307 casos de fraude, 155 mil inspeções técnicas e 135 operações especiais, que levaram à prisão de 37 pessoas.