22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Líder de facção criminosa da Bahia e esposa são presos no Ceará durante operação policial

Os dois foram identificados como Luís Lázaro Santana Alves, apontado como chefe do CV em Salvador, e sua esposa Marielle Silva Santos, responsável pelo controle financeiro da organização

Josyvânia Monteiro
Por: Josyvânia Monteiro Fonte: GCmais
04/11/2025 às 16h05
Líder de facção criminosa da Bahia e esposa são presos no Ceará durante operação policial
Foto: Reprodução

Um casal que lidera a facção criminosa Comando Vermelho (CV) na Bahia foi preso na manhã desta terça-feira (4) no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), durante a “Operação Freedom”. Os dois foram identificados como Luís Lázaro Santana Alves, apontado como chefe do CV em Salvador, e sua esposa Marielle Silva Santos, responsável pelo controle financeiro da organização.

A ação, realizada simultaneamente na Bahia e no Ceará, resultou na prisão de 31 pessoas e no cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão, com o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro da facção no Nordeste. Ao todo, foram expedidos 90 mandados, incluindo 46 de busca e apreensão, cumpridos em Salvador, nas cidades baianas de Aratuípe e Ilhéus, no sistema prisional da capital baiana e no Ceará.

Segundo a polícia, os investigados estão ligados a homicídios e ao aumento do tráfico de drogas nos dois estados. A Justiça determinou ainda o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas ao grupo. A operação também busca esclarecer cerca de 30 assassinatos registrados em Salvador.

No Ceará, a ação ocorreu com apoio do Departamento de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil cearense, com participação de mais de 400 agentes das polícias Civil e Militar, incluindo unidades especializadas como Bope, BPChoque, BPatamo, Rondesp e Esquadrão Águia, além da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA).

Chefe do Comando Vermelho no Ceará é preso 

Em outra frente de combate à facção, a Polícia Civil do Ceará (PCCE), em conjunto com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), prendeu na quinta-feira (30) Wendel Martins Vieira, conhecido como “Mac”, apontado como um dos chefes do Comando Vermelho na Região Metropolitana de Fortaleza. A captura ocorreu na zona rural de Exu, no Sertão pernambucano, com base em mandado de prisão preventiva.

“Mac” é investigado por homicídio e por integrar organização criminosa, além de coordenar ações do CV em Fortaleza e manter conexões com núcleos da facção em outros estados. Durante a prisão, ele foi flagrado com um celular e cerca de 56 gramas de maconha. A PCCE destacou que a captura faz parte de um conjunto de ações para desarticular lideranças da facção na capital cearense e enfraquecer sua atuação interestadual.