24°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Tutora é presa após cão de estimação morrer por maus-tratos no Ceará

Laudo técnico apontou sinais evidentes de maus-tratos prolongados no corpo do animal.

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: G1 Ceará
11/11/2025 às 07h10
Tutora é presa após cão de estimação morrer por maus-tratos no Ceará
Foto: PMCE/ Divulgação

Uma mulher de 50 anos foi presa nesta segunda-feira (10), no Bairro São José, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, por maus-tratos ao cão de estimação, que morreu no local.

Conforme a Polícia Militar, os agentes do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) receberam uma denúncia anônima relatando que um cachorro estaria sendo vítima de maus-tratos em uma residência localizada na Rua Mestre José Caetano.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ao ir ao endereço, acompanhados de membros da Secretaria Estadual de Proteção Animal (SEPA), os policiais encontraram o animal bastante debilitado, vindo a óbito no local.

Ainda segundo a polícia, o corpo do cão foi encaminhado a uma clínica veterinária, onde um laudo técnico apontou: emagrecimento extremo, anemia, doença do carrapato, infestação por pulgas e carrapatos, além de ferimentos na região do pescoço, sinais evidentes de maus-tratos prolongados.

A tutora do animal foi presa e conduzida à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foi autuada por maus-tratos a animal. A legislação prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para casos de maus-tratos contra cães e gatos.

Denúncia 

A Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE), ressalta que qualquer cidadão pode denunciar casos de maus-tratos a animais pelos números 190 ou 181 (Disque Denúncia), de forma gratuita e anônima. A participação da sociedade é fundamental para garantir que situações de crueldade sejam apuradas e punidas conforme a lei.