
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) vai julgar, nesta terça-feira (11), processos de cassação dos prefeitos de Iguatu, Roberto Filho (PSDB), e de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). A previsão é de que a sessão tenha início às 9h.
Em relação a Roberto, o TRE-CE vota a acusação de abuso de poder econômico da chapa vitoriosa na eleição de 2024, que teria se beneficiado de um esquema operado por uma advogada para obter apoio de um chefe de facção.
Na primeira instância, a 13ª Zona Eleitoral de Iguatu, em uma primeira decisão, tornou o prefeito e o vice-prefeito, Antônio Ferreira de Souza (PSDB), inelegíveis por oito anos, além do pagamento de multa de R$ 30 mil e da realização de novas eleições no município.
A cassação, no entanto, foi revertida em uma nova decisão do Juiz Eleitoral local.
No TRE, o processo está sob a relatoria do desembargador Wilker Macedo Lima.
Já no caso do município de Juazeiro, investiga-se abuso de poder político e econômico durante a campanha de reeleição, também em 2024.
A acusação da coligação de oposição a Glêdson, que apoiou o deputado estadual Fernando Santana (PT) no pleito, diz que a Prefeitura promoveu aumento de gastos sociais com produtos como cestas básicas, óculos e próteses dentárias às vésperas da eleição.
O desembargador Leonardo Roberto Oliveira de Vasconcelos é o relator do caso.