
Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Santa Quitéria, em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizou a formatura da sua primeira turma de licenciatura e bacharelado, com 29 alunos, na noite desta quarta-feira (10), em cerimônia no auditório da Escola Monsenhor Luís Ximenes Freire.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma plataforma que possibilita a oferta de cursos superiores a distância (EaD) por instituições públicas de ensino superior, ampliando o acesso à educação gratuita em regiões do interior e localidades mais isoladas do país.
O polo da UAB em Santa Quitéria funciona no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), onde também ocorrem as atividades presenciais dos cursos. Além dos cursos formados nesta quarta-feira, Pedagogia, Educação Física e Administração Pública, o polo recebe ainda outras ofertas de outras quatro instituições públicas que integram o programa.

A professora Maria José, coordenadora da UAB na Universidade Estadual Vale do Acaraú, explicou o funcionamento do sistema. “As universidades fazem a adesão junto ao governo federal, que financia parte do programa. As instituições são responsáveis pela gestão acadêmica, enquanto os municípios oferecem apoio aos alunos por meio dos polos de apoio presencial.”
Segundo a coordenadora, a UVA segue em expansão e poderá receber novas ofertas de cursos. A inclusão deles depende da CAPES, órgão responsável por lançar os editais que definem as vagas e orientam quais universidades poderão aderir ao programa. Após essa etapa, as instituições distribuem as vagas entre os polos do Ceará, incluindo Santa Quitéria.
A formanda de Pedagogia Dayane Siqueira comentou sobre os desafios enfrentados pelos estudantes até chegar à formação. “Estudar a distância é uma tarefa difícil, porque você precisa ser seu próprio administrador. É preciso controlar seu tempo, cumprir horários de estudo, carga horária de estágio e pesquisa de campo. Então é desafiador,” ressaltou.

A coordenadora do polo UAB de Santa Quitéria, Regina Muniz, também destacou os desafios e a importância do momento para o município.“Eu acredito que é um marco para Santa Quitéria. Me sinto muito feliz por acompanhar essa trajetória , foram quatro anos de desafios e conquistas. Muitos alunos ficaram pelo caminho, e sempre tentávamos incentivar e resgatar, mas sabemos que estudar é difícil," finaliza.