
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (29) um aviso de perigo potencial por baixa umidade do ar para 102 cidades do Ceará. O alerta indica que a umidade relativa pode variar entre 20% e 30%, níveis considerados preocupantes para a saúde da população e para o meio ambiente, principalmente pelo aumento do risco de incêndios florestais.
De acordo com o Inmet, as regiões mais afetadas são o Cariri, o Centro-Sul, além dos sertões dos Inhamuns e de Crateús, onde todos os municípios podem registrar índices críticos de umidade até o período da noite, quando o aviso deve ser encerrado. Nessas áreas, o clima seco tem se intensificado nos últimos dias.
O fenômeno também deve atingir cidades do Vale do Jaguaribe, da Serra da Ibiapaba e dos sertões Central, de Canindé e de Sobral, ampliando o alcance do alerta em praticamente todas as macrorregiões do estado. A baixa umidade é comum nesta época do ano, mas requer atenção redobrada da população.
Especialistas alertam que o ar seco pode agravar doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, além de causar ressecamento da pele, irritação nos olhos e sangramentos nasais. As informações são da Biblioteca Virtual em Saúde, que reforça a importância de cuidados preventivos durante períodos prolongados de estiagem.
Entre as recomendações do Inmet e do Ministério da Saúde estão a ingestão frequente de líquidos, evitar exposição ao sol e esforços físicos nos horários mais quentes do dia, manter a pele hidratada e utilizar soro fisiológico para hidratar olhos, nariz e vias aéreas. A orientação é redobrar a atenção, principalmente com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Abaiara, Acopiara, Aiuaba, Altaneira, Alto Santo, Antonina do Norte, Ararendá, Araripe, Arneiroz, Assaré, Aurora, Baixio, Banabuiú, Barbalha, Barro, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Cariré, Caririaçu, Cariús, Carnaubal, Catarina, Catunda, Cedro, Choró, Crateús, Crato, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Farias Brito, Graça, Granjeiro, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Icó, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Iracema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Madalena, Mauriti, Milagres, Milhã, Missão Velha, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Mucambo, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Orós, Pacujá, Parambu, Pedra Branca, Penaforte, Pereiro, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Potengi, Potiretama, Quiterianópolis, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Reriutaba, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Santa Quitéria, São Benedito, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tarrafas, Tauá, Tianguá, Ubajara, Umari, Varjota e Várzea Alegre.