
Carros ficaram atolados na faixa de areia da Praia do Maceió, em Camocim, no litoral oeste do Ceará. A situação chamou a atenção de quem estava na cidade e foi registrada em vídeos enviados por um telespectador neste feriado de Ano Novo.
Pelo menos três veículos estavam estacionados na areia quando a maré começou a subir e avançou rapidamente até a área onde os carros haviam sido deixados. Em um dos registros, uma caminhonete aparece com os quatro pneus atolados na areia molhada. Pessoas que estavam no local se mobilizaram para ajudar, e o veículo foi retirado com o auxílio de populares e de outra caminhonete, que fez o reboque.
Os carros haviam sido estacionados em um trecho mais afastado do mar. No entanto, a maré subiu gradualmente até alcançar os veículos. Ainda conforme a pessoa que enviou os vídeos, outros carros também passaram pela mesma situação, com pessoas tentando ajudar a desatolar.
Após a repercussão das imagens, surgiram dúvidas sobre a permissão para estacionar veículos na faixa de areia. O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) informou que há trechos do litoral em que o estacionamento de veículos é proibido e outros em que é permitido, desde que haja sinalização. Em áreas onde o estacionamento é proibido, o descumprimento pode gerar multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
A Prefeitura de Camocim, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), informou que durante o período de fim de ano e feriado prolongado realiza ações educativas, orienta motoristas e faz o controle do trânsito em locais de maior fluxo.
Sobre a Praia do Maceió, o órgão orienta que os condutores não se afastem dos veículos, observem a marca da última maré e evitem que os carros sejam alcançados pelo mar.
Ainda segundo a prefeitura, no trecho específico da Praia do Maceió onde ocorreram os atolamentos, o estacionamento de veículos é permitido, e há sinalização indicando se a prática é liberada ou proibida.
O Corpo de Bombeiros de Camocim alertou que a previsão para este sábado (3) e para os próximos dias na região é de maré alta, reforçando a orientação para motoristas, motociclistas e banhistas que pretendem frequentar a Praia do Maceió e outras praias do município.