
O Projeto de Revitalização do Mercado Público e do Galpão dos Feirantes de Santa Quitéria está em andamento e teve a sua primeira etapa concluída durante este final de semana. Foi realizada uma higienização no galpão e na área externa e uma dedetização, para garantir a limpeza do espaço. Além disso, também foram feitas demarcações para que cada feirante tenha o seu espaço, e sinalizações nas ruas para que os visitantes transitem melhor na hroa das compras.
A próxima etapa terá início na terça-feira (20), que terá o lançamento do “box formador” e a “banca formadora”, um espaço dentro do mercado onde os feirantes e permissionários vão receber treinamentos de higienização, manuseio de alimentos e de produtos, e técnicas de vendas. “Então a possibilidade é que daqui 6 meses essa etapa nossa termine, e para o ano, o mercado fique bastante desenvolvido”, afirma o Consultor do SEBRAE, Antônio de Pádua.
Há dois meses, o projeto vem conscientizando os feirantes e permissionários sobre as mudanças. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Magalhães, atualmente existem 38 box, mas apenas 17 estão funcionando, e o objetivo é que os 38 estejam ativos. Tanto o mercado público quanto o galpão dos feirantes são dois símbolos comerciais da cidade, e Marcelo comenta: “o nosso desejo é que esse mercado público funcione, que ele seja pujante, que a população de Santa Quitéria tenha o gosto, o prazer, de vir e usufruir dos comércios que tem aqui”.
A prefeitura também terá um setor de administração dentro do mercado público, para estar mais próxima dos feirantes, permissionários e consumidores.
O projeto, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Santa Quitéria, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae, pretende ofertar treinamentos contínuos e a realização de sábados com ofertas especiais, tendo como objetivo fortalecer os trabalhadores do mercado, melhorar a experiência dos clientes e reorganizar os espaços físicos, transformando o Mercado Público em um verdadeiro centro comercial, cultural e de convivência.
Ver essa foto no Instagram