Quarta, 21 de Janeiro de 2026
21°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Orelhões caminham para a extinção; em Santa Quitéria, restam apenas oito na zona rural

Em Santa Quitéria, ao total, são oito orelhões, cinco ativos e três em manutenção

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa
21/01/2026 às 17h29
Orelhões caminham para a extinção; em Santa Quitéria, restam apenas oito na zona rural

O fim dos orelhões está próximo: a partir de janeiro deste ano, começam as retiradas dos orelhões das ruas em todo o Brasil. Em Santa Quitéria, os orelhões que marcaram uma era de ligações com entes queridos, ainda existem e resistem, mas apenas na zona rural da cidade. Ao total, são oito orelhões, cinco ativos e três em manutenção, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As localidades que ainda possuem telefone público, são: Boa Vista, Assentamento Raposa Varzea da Cruz, Comunidade Capeirão, Groairas, Mirador, Poço Vermelho, Riacho das Pedras e Santa Rita dos Galdinos. 

Continua após a publicidade
Anúncio

No passado, o município chegou a ter 80 orelhões, e de 2021 pra cá, veio reduzindo drasticamente. Em 2025, no começo do ano, ainda existiam 20 em funcionamento, mas neste ano, restam menos que uma dezena, prestes a serem extintos devido a popularização dos celulares. 

Eles foram lançados no Brasil no início da década de 1970 e tiveram muita importância até o começo dos anos 2000, marcado pelo uso das fichas e cartões, das ligações rápidas e a necessidade de conectar quem estava distante nas localidades.