Quarta, 28 de Janeiro de 2026
20°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Grupo especializado em golpes bancários que fez vítima em MT é alvo de operação em SP e CE

As investigações começaram após uma vítima de Cuiabá registrar boletim de ocorrência, relatando ter sido alvo do esquema. Na época, ela disse à polícia que os suspeitos entraram em contato passando-se por falsos atendentes bancários.

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: G1 Ceará
28/01/2026 às 13h49
Grupo especializado em golpes bancários que fez vítima em MT é alvo de operação em SP e CE
Foto: Reprodução

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (28), oito mandados de busca e apreensão, oito ordens de bloqueio bancário, oito mandados de sequestro de bens e três medidas cautelares, contra integrantes de um grupo especializado em golpes online. Os mandados estão sendo cumpridos em Fortaleza (CE) e nas cidades paulistas de Ribeirão Preto, Mauá, Praia Grande e São Bernardo do Campo.

A operação tem como alvo um grupo do Ceará, com ramificações em São Paulo, envolvido em fraudes pela internet, especialmente no golpe conhecido como “Falsa Central do Banco”.

Continua após a publicidade
Anúncio

As investigações começaram após uma vítima de Cuiabá registrar boletim de ocorrência, relatando ter sido alvo do esquema. Na época, a vítima disse à polícia que os suspeitos entraram em contato por meio de mensagens de texto e ligações telefônicas, passando-se por falsos atendentes bancários.

Investigação

Em Cuiabá, a vítima relatou à polícia que os criminosos informaram sobre uma suposta transação via PIX pendente de cancelamento. Induzida em erro, a vítima realizou procedimentos em um terminal bancário, o que resultou na contratação indevida de um empréstimo e em transferências financeiras não autorizadas.

Com o avanço das investigações, foi identificado que parte dos valores subtraídos das vítimas foi utilizada para o pagamento de créditos tributários à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz/SP). Esses créditos teriam sido receptados por outras pessoas, que os utilizaram para a quitação de IPVA.

O cumprimento das ordens judiciais conta com o apoio das Polícias Civis do Ceará e de São Paulo. As investigações continuam para a identificação de outros possíveis envolvidos, além de novas vítimas do grupo criminoso.