Quarta, 04 de Fevereiro de 2026
22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Calor intenso castiga interior do Ceará e temperaturas podem chegar a 38 graus

Funceme aponta mudança no cenário a partir desta quarta-feira (4), com aumento de nuvens e possibilidade de chuvas

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Opinião CE
03/02/2026 às 23h19
Calor intenso castiga interior do Ceará e temperaturas podem chegar a 38 graus
Foto: Marciel Bezerra/ Ascom Funceme

O interior do Ceará enfrenta dias de calor intenso nesta semana, com predomínio de tempo firme, sol forte e pouca nebulosidade, conforme indica a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As condições favorecem a elevação das temperaturas em grande parte do Estado, sobretudo nas cidades do Centro-Sul, onde os termômetros podem atingir entre 34 e 38 graus.

O cenário de estabilidade atmosférica contribui para desconforto térmico elevado, principalmente no Centro-Norte cearense, onde a combinação entre calor e umidade deixa o tempo mais abafado. A recomendação é de atenção redobrada com hidratação e com a exposição prolongada ao sol, especialmente nas horas mais quentes do dia.

Continua após a publicidade
Anúncio

A possibilidade de chuvas isoladas permanece restrita à porção Noroeste do Estado, principalmente durante a tarde. Essas precipitações tendem a ocorrer de forma pontual, associadas à interação entre altas temperaturas, umidade disponível e relevo local.

A previsão aponta alteração no padrão meteorológico a partir desta quarta-feira (4). A aproximação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan) sobre o Nordeste deve favorecer aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas em diferentes regiões do Ceará.

Outro fator observado pelos meteorologistas é a posição da Zona de Convergência Intertropical (Zcit), principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no Estado. Atualmente, o sistema está localizado em torno de 2°N, influenciando a dinâmica atmosférica regional.