Quinta, 05 de Fevereiro de 2026
22°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Sem fantasia eleitoral: os três fatores que podem alterar o cenário político do Ceará

Confira a coluna do jornalista Reginaldo Silva

Reginaldo Silva
Por: Reginaldo Silva
04/02/2026 às 23h53
Sem fantasia eleitoral: os três fatores que podem alterar o cenário político do Ceará

O governador Elmano de Freitas é pré-candidato à reeleição, não existe plano alternativo. Camilo vai se dedicar às campanhas de Elmano e de Lula, também é fato consumado. A narrativa fantasiosa da oposição de que Camilo quer voltar ao governo serve mais como intriga política do que como estratégia estruturada.

Na verdade, existem três variantes políticas centrais que podem alterar os rumos do jogo, eis quais são:

Continua após a publicidade
Anúncio

A primeira variante diz respeito ao bloco de oposição: o silêncio de André Fernandes, depois que as negociações do Partido Liberal foram suspensas com o pré-candidato Ciro Gomes. Com Flávio Bolsonaro, mais do que nunca, precisando consolidar sua pré-candidatura à Presidência da República nos estados, paira uma dúvida estratégica sobre o destino da direita bolsonarista no Ceará: se realmente seguirá com Ciro Gomes, se apoiará Eduardo Girão ou se partirá para lançar um outro nome, alinhado diretamente a Flávio e às ideias centrais do bolsonarismo raiz.

A segunda variante também vem do prolongado silêncio de Cid Gomes, depois da série de entrevistas do ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes, afirmando que não tem compromisso com a reeleição de Elmano, e das declarações de Lia Gomes em defesa do irmão mais velho, embora reitere que acompanhará a decisão de Cid nas eleições deste ano. Qualquer decisão do senador; seja para defender a reeleição de Elmano ou aderir à pré-candidatura do irmão, mudaria o cenário político local. Não como fator isolado de vitória, mas como elemento capaz de fortalecer um grupo e fragilizar outro.

Por fim, o destino da Federação União Progressista, se realmente permanecerá com o bloco de oposição ou migrará para a base governista. O grupo dispõe de estrutura partidária robusta, tempo de rádio e televisão e fundo partidário, fatores que pesam diretamente em qualquer conjuntura eleitoral competitiva, daí a importância desse movimento.

Essas variantes precisam ser acompanhadas de perto por quem atua no jogo político e são fundamentais para a orientação do eleitorado, que vai se informando e formando opinião à medida que os movimentos se tornam públicos.