Sexta, 06 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Baliza em exames práticos da CNH deixa de ser obrigatória a partir de segunda-feira (9) no Ceará

De acordo com o documento, a manobra de baliza não é mais uma etapa obrigatória do exame.

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: Portal GCMAIS
06/02/2026 às 14h20
Baliza em exames práticos da CNH deixa de ser obrigatória a partir de segunda-feira (9) no Ceará
Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) deixará de exigir a prova de baliza nos exames práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir desta segunda-feira (9). A mudança vale para as categorias B, C, D e E e segue as novas diretrizes do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular.

A alteração foi adotada após a publicação do novo manual, divulgado no último domingo (1º) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e está em conformidade com a Resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que redefine os critérios dos exames práticos em todo o país.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com a atualização, a manobra de baliza deixa de ser uma etapa obrigatória da prova prática. Em substituição, os candidatos passarão a realizar um teste de estacionamento ao final do percurso, no qual serão avaliadas a condução do veículo e a capacidade de controle em situações comuns do trânsito urbano.

Segundo o novo manual, as diretrizes nacionais têm como objetivo padronizar os exames práticos de direção em todos os estados, buscando maior rigor técnico, previsibilidade, justiça e segurança jurídica para os candidatos, independentemente do local onde realizem a prova.

Em nota, o Detran-CE informou que seguirá integralmente as determinações do manual nacional. Para viabilizar a mudança, o órgão instituiu uma comissão interna, que irá trabalhar ao longo de todo o mês de fevereiro na adaptação das novas regras e diretrizes aos exames práticos aplicados no Ceará.