Sexta, 06 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Moradores registram chuva de granizo no interior do Ceará

A chuva de granizo é comum em regiões equatoriais e subtropicais, como o Brasil, associada a temporais intensos, e pode causar danos a plantações, veículos e infraestruturas

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: Portal GCMAIS
06/02/2026 às 14h21
Moradores registram chuva de granizo no interior do Ceará
Foto: Reprodução

Moradores do município de Poranga, no interior do Ceará, registraram a ocorrência de uma chuva de granizo na cidade, nesta quinta-feira (5). Imagens que circulam nas redes mostram pequenas pedras de gelo, em meio à chuva, nas ruas do município.

Segundo o monitoramento diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Funceme), foram registrados 56 milímetros de chuva entre quinta (5) e sexta-feira (6) no município de Poranga.

Continua após a publicidade
Anúncio

O que é chuva de granizo?

Chuva de granizo é uma precipitação atmosférica na forma de pedras de gelo que caem do céu durante tempestades. Ela ocorre principalmente em nuvens cumulonimbus, onde fortes correntes de ar ascendentes congelam gotas d’água.

O granizo se forma em nuvens altas com temperaturas abaixo de zero, onde gotículas de água sobem, congelam ao colidir com partículas de gelo e crescem em camadas até ficarem pesadas o suficiente para cair. Essas nuvens podem atingir até 16 km de altura, com diâmetro das pedras variando de 5 mm a mais de 20 cm em casos extremos.

As pedras de granizo são geralmente esféricas ou irregulares, transparentes ou translúcidas, e são chamadas também de saraiva. Elas se diferenciam da neve por cairem em áreas quentes, sem acumular no solo como camada branca.

É comum em regiões equatoriais e subtropicais, como o Brasil, associada a temporais intensos, e pode causar danos a plantações, veículos e infraestruturas.