Sexta, 13 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Polícia cumpre mandados de busca em sítio relacionado a suspeitos de tentativa de sequestro

Quatro pessoas foram autuadas e seguem presas preventivamente, mas não há acusação formal.

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: G1 Ceará
13/02/2026 às 08h09
Polícia cumpre mandados de busca em sítio relacionado a suspeitos de tentativa de sequestro
Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Ceará cumpriu nesta quinta-feira (12) mandados de busca e apreensão em um sítio em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde viviam as quatro pessoas suspeitas de tentativa de sequestro de crianças no município vizinho, Maracanaú.

Boatos circularam nas redes sociais de que teriam sido encontrados corpos de criança no sítio. A informação é falsa e foi negada pela própria Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS), que explicou se tratar apenas de uma operação policial.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na tarde desta quinta-feira (12), a Rede Nacional dos Povos Ciganos publicou uma nota criticando a operação policial e explicando que o grupo de pessoas que vive no sítio são famílias ciganas. A associação afirmou que o grupo é vítima de boatos e preconceitos por ser cigano.

Além da Polícia Civil, o Conselho Tutelar, o Ministério Público do Ceará (MPCE), a Perícia Forense e a Polícia Militar estiveram no sítio.Além do sítio em Pacatuba, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em um endereço em Caucaia.

Aparelhos eletrônicos e veículos foram apreendidos e serão periciados. Moradores do sítio foram levados à Delegacia de Maracanaú para prestar depoimento. O caseiro que trabalha no local também foi ouvido.

No sítio, além dos adultos, estavam quatro crianças e quatro adolescentes. Conforme apuração da TV Verdes Mares, um dos objetivos da operação era averiguar a relação das crianças e adolescentes que vivem no sítio com os adultos que estão lá.

Por meio de nota, o Ministério Público disse que uma das quatro crianças, um bebê de 1 ano e 7 meses, não tinha documentos. Uma adolescente de 17 anos se apresentou como mãe dele. Um teste de DNA será realizado e, se confirmada a maternidade, o órgão vai providenciar a documentação.

O caso teve início em janeiro após uma família denunciar que suspeitos tentaram levar à força um garoto de 4 anos e uma menina de 3 anos, que estavam brincando na garagem de casa, em Maracanaú. Após a denúncia, a polícia encontrou parte dos suspeitos em um carro e realizou a prisão.

O grupo foi acusado de circular em um carro branco, fazendo abordagens suspeitas. Conforme testemunhas, eles ofereciam panelas e colchas de cama para vender. Após a detenção do grupo no veículo, a Polícia foi até o sítio e levou outras pessoas para prestar depoimento. A polícia apreendeu na casa usada duas armas (uma delas legalizada), munições, cerca de R$ 85 mil em espécie e um carro.

Um representante da Rede Nacional dos Povos Ciganos esteve no sítio após o início da operação e criticou a condução policial, que derrubou o portão da propriedade. A associação também explicando que o grupo que vive no sítio são famílias ciganas que trabalham justamente com a venda de enxovais, por isso eles vão de porta em porta oferecendo os produtos.