
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou nesta quinta-feira (12) a Operação Jardim Oculto, para desfazer uma plantação de maconha no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As ações foram efetuadas por meio da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Caucaia, no litoral do município.
As investigações, que iniciaram em janeiro deste ano, apontaram que um empresário estrangeiro estaria fazendo o cultivo e a produção de drogas na cidade. Conforme os levantamentos da polícia, uma pousada vinha sendo usada como fachada para ocultar, nos cômodos, a existência de um laboratório clandestino. Nele, havia estufas voltadas à produção de diversas variedades de cannabis – a planta da maconha.
Com informações levantadas pelo setor de inteligência da unidade, foi possível identificar o endereço suspeito, que passou a ser monitorado de forma técnica e sistemática pelas equipes policiais. Esse monitoramento contou inclusive com o auxílio de imagens aéreas, para reunir informações e provas sobre a ocorrência.
Em posse das autorizações judiciais, as equipes da Polícia Civil cearense se deslocaram até os endereços identificados para cumprir mandados de busca e apreensão. Na pousada, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, munições, anotações relacionadas às atividades laboratoriais, além de vasto material usado no cultivo das drogas. Ao todo, segundo as forças de segurança, foram encontrados aproximadamente 330 pés de maconha.
Diante disso, foram adotadas todas as providências cabíveis pela equipe da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Caucaia. As investigações seguem em andamento, pontua a Polícia Civil, com o objetivo de localizar o responsável pelas drogas e identificar outros possíveis envolvidos na prática criminosa.