
Uma criança em parada respiratória foi socorrida por guardas municipais na Rua Padre Guerra, no Bairro Parquelândia, em Fortaleza. O caso ocorreu na noite da última terça-feira (17) e foi registrado por câmeras de segurança do órgão.
Segundo a Guarda Municipal, os agentes foram chamados pelo pai da menina, que mora próximo ao Centro Integrado de Segurança de Fortaleza (CISFor) e correu até lá para pedir ajuda.
Na ocasião, o homem relatou aos guardas que a filha havia tomado um xarope e, após isso, passou a apresentar dificuldade de respirar. A suspeita era de que a garota tivesse apresentado uma reação alérgica.
Ao chegar à residência da família, os agentes constataram a gravidade da situação e iniciaram procedimentos para desobstruir as vias aéreas e permitir a aspiração, o que possibilitou a retomada parcial da respiração da criança.
Diante do quadro clínico e da necessidade de atendimento médico especializado com urgência, os guardas conduziram a menina na viatura para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF).
Na unidade, a garota recebeu um antialérgico, que ajudou a melhorar os sinais vitais. Contudo, a paciente apresentou posteriormente parada respiratória e episódio convulsivo, necessitando de entubação.
"Horas depois, o pai retornou à sede da corporação para agradecer o apoio prestado, informando que a filha encontrava-se estável e sob cuidados médicos", disse a Guarda Municipal.