Segunda, 12 de Janeiro de 2026
21°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

EEM Maria Neusa Araújo Moura completa dois anos de existência

EEM Maria Neusa Araújo Moura completa dois anos de existência

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
31/03/2013 às 12h05 Atualizada em 31/03/2013 às 12h05
EEM Maria Neusa Araújo Moura completa dois anos de existência
Foto: Reprodução
(Declaração Universal dos Direitos Humanos)

        Exmo. Senhor Presidente, Bom Dia, Exmo. Senhores Vereadores, Bom Dia a todos os presentes.
        A nossa presença hoje nesta casa faz parte das atividades alusivas ao 2º aniversário da EEM Maria Neusa Araújo Moura situada no distrito de Lisieux. Nesta ocasião apresentaremos o que denominamos Carta do Povo que tem como objetivo apresentar as reivindicações e anseios de nossa comunidade e município. Termos a oportunidade de conhecer o trabalho do legislativo e ter maior contato com os vereadores, propondo melhorias e apresentando nossas reivindicações para o nosso município. Isso se chama CIDADANIA. Queríamos aqui salientar que esta carta não tem nenhum cunho político partidário.
        Nós alunos da Escola de Ensino Médio Maria Neusa Araújo Moura, do Distrito de Lisieux – Santa Quitéria. Viemos com o objetivo de expor e solicitar aos senhores que sejam tomadas providências necessárias para a solução de algumas demandas vivenciadas por nossa comunidade.
        Gostaríamos de expor uma grande preocupação de nós jovens, com relação a falta de geração de emprego e renda. Ao concluirmos o ensino médio, os jovens migram para outras regiões em busca de emprego e melhores condições de vida ou migram para o mundo das drogas. É necessária a implantação de alguma cooperativa, fábrica, algo que pudesse gerar emprego e renda para nosso lugar. Pedimos também que os senhores tenham um olhar especial para os jovens, urge a necessidade de se criar projetos sociais de esporte, lazer, arte e cultura com equidade e inclusão, urge a necessidade de políticas públicas voltadas para o público jovem. O nosso país está ficando velho, por que os jovens estão morrendo cedo.
        Os projetos poderiam ser uma estratégia de impedir que a juventude seja corrompida pelo a drogância e violência que hoje assola o nosso município. Então senhores vereadores, precisamos instigar e fomentar uma cultura de paz sólida e transparente, sem distinção de cor, raça, partido político ou religião.
        Mas para que isso ocorra senhores vereadores é necessário ouvir os nossos gritos, ouvir os gritos da sociedade civil, aliás, senhores vereadores já não se ouve mais os grito, a realidade está aí nua e crua.
        Nosso Distrito nos últimos tempos vem passando por períodos de insegurança, como já é do conhecimento de todos, para garantir a segurança e traquilidade da população de Lisieux e região reivindicamos um policiamento permanente para nosso distrito. Solicitamos também que seja feita uma reforma na praça matriz de Lisieux e também na quadra de esportes da Escola Municipal Dona Livramento Araújo, bem como na própria escola que já não comporta o número de alunos que só tende a aumentar. Queríamos aqui propor a realização de um projeto no qual denominamos “Primavera” no qual teria como objetivo a realização da festa de debutantes para nossos jovens estudantes, principalmente aqueles mais carentes, que é um marco na vida de qualquer jovem.
        É necessário e de fundamental importância transportes escolares adequados, pois há muitos alunos que moram em outras localidades vizinhas, como Assentamento Groaíras, Furado, Barrreiras Vermelha, Assentamento Ubá, Picada, Assentamento Raposa, Canafístula, Areal, entre outros.
        Em pleno século 21, senhores vereadores, com todos a modernidade que presenciamos, muitos de nossos colegas arriscam a própria vida em cima carros paus-de-arara para chegar até à escola, cujo o transporte é bastante arriscado e muitos trafegam com lotação, a grande maioria dos alunos são crianças e as condições de nossas estradas dificultam ainda mais o trajeto. Sabemos que existe o regime de colaboração que permeia o transporte escolar em todos os estados do país, através do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Governo municipal celebra convênio com o governo do estado, ou seja, a cada ônibus adquirido pelo o município o governo do estado cede outro.
        Chamamos atenção também para a iluminação pública de nossa avenida principal, como também de nossa praça matriz que necessita de reparos com urgência e conclusão da quadra esportiva e iluminação da mesma. A construção do mercado público, senhores vereadores ainda é um sonho daquele povo.
        Outro grave problema de nossa comunidade é com relação a falta de rede de esgoto em grande parte das ruas e falta de pavimentação em outras. Lisieux precisa urgentemente de saneamento básico, pois há muitos esgotos a céu aberto. Sem falar que animais como os porcos, acabam fazendo bastante lama e acarretando mau cheiro e poderá acometer principalmente às crianças com doenças.
        Reivindicamos a melhoria de nosso posto de saúde: solicitamos novos equipamentos, medicamentos, e principalmente médico e dentista pelo menos três dias para atender a demanda da população.Seria de grande importância também senhores vereadores a realização periódica de oficinas sobre o câncer de mama que acomete muitas mulheres neste país, entre outras e sobre qualidade de vida para jovens e idosos.
        Aproveitamos a ocasião para questionar, Senhores Vereadores sobre a nossa educação na zona rural. Há realmente necessidade da existência de apenas um professor lecionando para várias crianças em séries diferentes numa mesma sala de aula? Será que a nucleação das escolas rurais não poderia ser uma saída para minimizar as nossas deficiências de aprendizagem no ensino fundamental? Será que não já está na hora do município realizar concurso público?
        O crescimento é necessário, mas a pergunta que fica é: Como crescer respeitando seus habitantes, a vocação do distrito e preservando seus recursos naturais como a água e mata? Que cenário deixaremos de herança para as gerações futuras e com que conseqüências?
        Fiquemos de olho senhor vereador Cerinha, fiquemos de olho senhor vereador Antônio Rosa, vocês que aqui representam de forma específica o povo de Lisieux, pois o futuro do Distrito é de responsabilidade de todos nós!
        Nós jovens estamos muito preocupados com a nossa com a preservação da qualidade de vida e das gerações futuras.
        Queríamos aqui em nome do Presidente desta casa, o vereador Francisco de Assis Ferreira Rodrigues, agradecer a oportunidade que esta casa está nos dando, ficando na expectativa de que nossos pedidos cheguem até ao nosso prefeito municipal e demais autoridades.

“Se cada um separado quase daria para trasnformar o mundo,
imagine todos eles juntos”
(Betinho – Democracia e cidadania)

Lisieux, 22 de março de 2013.


Todos estão de parabéns, alunos, professores, pais de alunos, funcionários e núcleo gestor. Queríamos aqui, parabenizar o diretor Das Chagas pelo o belissímo trabalho que tem feito durante estes 02 anos à frente da direção da escola.

Att,
Núcleo Gestor.