Segundo a STDS, nesta primeira etapa, o projeto oferecerá cursos nas áreas de Turismo, Vendas, Estética, Bombeiro Hidráulico, Confecção de Pranchas de Surfe, Conserto de Ar-Condicionado, Manutenção de Computadores, Corte e Costura, Doces e Salgados, Gastronomia, Mecânica de Motos e Autos, Montagem de Móveis, Panificação, Textura em Paredes, Serigrafia Artesanal, Xilogravura, Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Alimentador de Linha de Produção, entre outros. Os cursos atendem demandas dos mercados locais.
O Primeiro Passo oferece 2.000 vagas para a linha Jovem Estagiário. Ela contempla estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio. Os alunos são encaminhados para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa conveniada com o projeto. Os interessados em participar da seleção devem se inscrever por meio das secretarias de Ação Social ou entidades específicas credenciadas pela STDS e prefeituras do Interior. Neste ano, o Primeiro Passo já contabiliza 1.094 formandos em todo o Ceará.
Outros 2.500 jovens serão capacitados por meio da linha Aprendiz, em 33 municípios do Interior, e mais 5.000 deverão ser qualificados na linha de ação Jovem Bolsista, que, da mesma forma, além da Capital, atenderá o Interior, por meio de parceria com prefeituras e associações. Já na linha de Ação Empreendedor Juvenil, a STDS oferecerá 2.500 vagas para capacitação a distância, com atividades presenciais, na área de empreendedorismo.
O titular da STDS, Josbertini Clementino, assinou termos de adesão com as secretarias da Justiça e Cidadania (Sejus), da Fazenda (Sefaz), Receita Federal, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas da Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), para receberem parte dos aprendizes.
Municípios
Fortaleza, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, Juazeiro, Limoeiro, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Tabuleiro do Norte, Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, Aracati, Beberibe, Eusébio, Pindoretama, Trairi, Camocim, Itapajé, Itapipoca, Santa Quitéria, Sobral, Tianguá, Uruburetama, Crateús, Paraipaba, Irauçuba e Pentecoste são as cidades contempladas com a primeira fase dos projetos da STDS neste ano.
Diário do Nordeste