"É um público flutuante, mas que se mantém nessa média. O que fazemos é orientar e tentar convencer a clientela a não deixar de pagar toda a conta, pois assim não quebramos nossa expectativa de renda e conseguimos conservar os empregos".
O malabarismo para se manter no mercado tem sido exercitados mês a mês por quem sobrevive do comércio em Santa Quitéria. A fórmula, garante o empresário Marcelo Magalhães, que não dispensou nenhum de seus seis funcionários, e nem cogita a ideia, seria "diversificar mais a parte de produtos, diminuir as linhas de crédito, com maior controle nas vendas, e buscar formas variadas de renegociação".
A crise hídrica tem sido sentida em alguns setores como uma boa surpresa no que se refere a negócios. O ramo de produtos agropecuários, no qual Marcelo tem experiência, é um deles. "Por conta dessa falta de água constante, temos vendido motores, mangueiras, irrigadores, enfim, tudo relacionado à manutenção de água na região com o aumento das escavações de poços. Abrimos esse leque de vendas, que não era nosso forte, e tivemos aumento de 10% em nosso faturamento", revelou.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local tem cadastrados 135 comerciantes. Destes, 80 participam das atividades relacionadas ao setor, como cursos, capacitações e treinamentos, em parceria com diversas entidades e órgãos, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apoia diversas iniciativas de mobilização do setor, na cidade. Sobre isso, afirma o presidente da CDL, Bonifácio Paiva: "essas atividades já fazem parte do calendário de trabalho, que está incorporado ao cotidiano dos pequenos empresários, que são o nosso forte aqui em Santa Quitéria. A empresa familiar tem mostrado sua força nesse momento de crise. Certamente, o índice de desemprego nesse setor é quase imperceptível".
Lançado no último dia 15, o "Show de Prêmios" aquece o comércio todos os anos com a promoção de sorteios de quase 200 itens, além de premiação em vales-compras. O sorteio será no dia 16 de janeiro. "Essa mobilização é um dos momentos mais esperados do ano, no setor varejista, em termos de vendas", disse o presidente da CDL.
Oportunidades
A Feira do Comércio e Indústria de Santa Quitéria (Fecoisq), realizada há seis anos, entre os dias 13 e 16 de janeiro, é um momento importante para o segmento. Para esta sétima edição, a CDL aguarda um público em torno de 52 mil pessoas. Cerca de 70 microempresas já confirmaram a participação no evento, que chega a manter um média anual de R$ 250 mil em volume de negócios e quase 300 empregos diretos e indiretos ao expor o melhor do comércio, indústria e prestação de serviços.
A Fecoisq também dá oportunidade aos empresários de acesso às novas tecnologias do setor de automação comercial, abre debates sobre fomento e aumento de exportações de produtos pecuários regionais e proporciona aos fabricantes, produtores e fornecedores a oportunidade de aproximação com sua clientela. Entre as ações, a Feira terá, ainda, espaços para academias e clínicas de beleza, minicursos, oficinas de capacitação, shows musicais e outras atividades culturais para agregar valor ao evento.
Diário do Nordeste