Segunda, 22 de Dezembro de 2025
23°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Com reforma, serão necessários 50 anos de contribuição para receber aposentadoria integral

Com reforma, serão necessários 50 anos de contribuição para receber aposentadoria integral

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
05/12/2016 às 19h58 Atualizada em 05/12/2016 às 19h58
Com reforma, serão necessários 50 anos de contribuição para receber aposentadoria integral
Foto: Reprodução
No domingo (4) à noite, interlocutores do presidente Michel Temer informaram que o conteúdo da reforma já está fechado. A pedido dos governadores, contudo, poderá ser incluída posteriormente uma emenda para ajustar também a alíquota paga pelos servidores estaduais, de 11% para 14%. Esse vem sendo uma dos pontos discutidos com a União para tentar amenizar a crise nos Estados.
As mudanças na Previdência vão atingir trabalhadores da iniciativa privada e servidores do Executivo, Judiciário e Legislativo. Mesmo carreiras que hoje contam com regimes especiais de aposentadoria - como policiais, bombeiros e professores - passarão a seguir as novas regras. Militares das Forças Armadas, no entanto, ficam fora do alcance das medidas.

Exceção
A exceção é quem tem idade superior a 50 para homens e 45 para mulheres e professores.Essas pessoas contarão com um regime de transição, que no lugar da idade mínima prevê um "pedágio" que aumentará em 50% o tempo restante para aposentadoria.
Até sexta-feira, a aposentadoria dos políticos era o único ponto ainda em aberto. Técnicos defendiam a unificação dos regimes com a inclusão de deputados e senadores nas novas regras, mas o governo ainda avaliava a questão.
Em todos os casos, não será mais possível acumular a aposentadoria com pensão. O governo ainda pretende desvincular o valor de benefícios assistenciais do salário mínimo.

Estadão Conteúdo