Quarta, 14 de Janeiro de 2026
22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Quadrilha que atacava bancos no Ceará, Pernambuco e Bahia morre em cerco policial

Quadrilha que atacava bancos no Ceará, Pernambuco e Bahia morre em cerco policial

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
26/09/2018 às 14h17 Atualizada em 26/09/2018 às 14h17
Quadrilha que atacava bancos no Ceará, Pernambuco e Bahia morre em cerco policial
Foto: Reprodução
O grupo atacou um particular avião no momento em que os malotes foram retirados de um carro-forte e transportados para a aeronave. Os criminosos surgiram na pista de pouso em uma caminhonete Hilux devidamente preparada para o ataque. Na parte traseira do veículo foi montada uma metralhadora de calibre  Ponto 50 (.50), arma de guerra capaz de abater aeronaves e destruir blindados.


A quadrilha era formada seis homens que estavam fortemente armados com fuzis modelo AK-47, muita munição de reserva, além de coletes à prova de balas e balaclavas. O tiroteio foi intenso com os agentes da PF e as forças policiais de Pernambuco e da Bahia.
No final do tiroteio, os seis ocupantes da Hilux estavam mortos e outra parte do bando teria  escapado do cerco policial em Salgueiro e fugido em direção ao Ceará. Diante de disso, a divisa dos dois estados foi fechada pela polícia, com o apoio de helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).

Bancos e carros-fortes
Participaram do cerco aos criminosos efetivos do Comando de Operações Táticas da PF (COT/PF), Companhia Independente de Policiamento Especializado em Caatinga da PM da Bahia (CIPE/BA), 8º BPM (Salgueiro/PE), Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac/PE), e Núcleo de Inteligência do Sertão (NIS/PM-PE).
Segundo nota da Companhia Independente de Policiamento Especializado da PM pernambucana, a quadrilha já havia praticados ataques a bancos e carros-fortes na cidade de Bom Jesus da Lapa, onde dois policiais militares foram mortos; a agência do Banco do Brasil de Jacobina (BA), carro-forte em Petrolina e mais quatro blindados entre as cidades de Remanso e Juazeiro da Bahia.


Bandidos mortos na operação policial em Salgueiro/PE
  • Gracenildo Rodrigues dos Santos
  • Sebastião Barbosa de Amorim
  • Galdioso Moura da Silva
  • Giordano Riccelli Holanda Veridiano
  • Carlos Alberto dos Santos Silva
  • Edvaldo Silva Santos
Fernando Ribeiro