Quarta, 14 de Janeiro de 2026
22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Secretaria da Justiça cria grupo especial para fiscalizar maiores presídios do Ceará

Secretaria da Justiça cria grupo especial para fiscalizar maiores presídios do Ceará

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
02/10/2018 às 09h10 Atualizada em 02/10/2018 às 09h10
Secretaria da Justiça cria grupo especial para fiscalizar maiores presídios do Ceará
Foto: Reprodução
De acordo com a portaria da Sejus, o principal objetivo do GIV é "inspecionar as unidades prisionais e cadeias públicas da Região Metropolitana (de Fortaleza)" e apresentar relatórios acerca do trabalho.
A região tem os presídios mais superlotados e conflituosos do estado, como as Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs) em Itaitinga e a Unidade Prisional Desembargador Adalberto de Oliveira Barros Leal, conhecida como 'Carrapicho', em Caucaia. As unidades registraram diversas rebeliões, conflitos e fugas nos últimos anos.

Vistorias
O GIV também irá fiscalizar os agentes penitenciários da Região Metropolitana, assim como o cumprimento do abono especial por reforço operacional (hora extra). O grupo irá elaborar um cronograma mensal para a execução de vistorias.
O Grupo de Inspeção será subordinado ao supervisor do Núcleo de Segurança e Disciplina (Nused) da Secretaria da Justiça.
Em nota, a Secretaria informou que o Grupo de Inspeção e Vistoria foi criado com intuito de auxiliar a realização de vistorias e inspecionar os procedimentos nas cadeias públicas e grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza.
"A ideia é apoiar o trabalho dos agentes plantonistas no combate aos ilícitos dentro das unidades prisionais. Mensalmente, será feito um calendário de vistoria que contemplará 25 unidades prisionais", comunicou.

G1 CE