Sábado, 09 de Maio de 2026
20°C 29°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ceará registra foco de peste suína clássica

Ceará registra foco de peste suína clássica

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
10/10/2018 às 00h09 Atualizada em 10/10/2018 às 00h09
Ceará registra foco de peste suína clássica
Foto: Reprodução
De acordo com o Ministério, 112 porcos já morreram com a doença. Outros três animais foram sacrificados e mais 15 porcos serão abatidos nos próximos dias. O procedimento é uma ação conjunta da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e do Mapa. Segundo informações, mais duas fazendas da região estão com suspeitas de foco da peste suína.
O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Nacional Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio de técnicas moleculares, realizado em amostras de um suíno que apresentava sinais clínicos da doença. "Estão sendo adotados os procedimentos para eliminação do foco, com sacrifício e destruição dos suínos, e investigação epidemiológica para as propriedades situadas no raio de 10 km em torno do foco e todas as propriedades que possuírem algum vínculo epidemiológico", destacou o Ministério.
Ainda de acordo com o Ministério, a zona livre de peste suína do País concentra mais de 95% de toda a indústria suinícola brasileira. Cem por cento de toda a exportação de suínos e seus produtos são oriundos dessa zona, integrada por 16 estados brasileiros e o Distrito Federal (RS, SC, PR, MG, SP, MS, MT, GO, DF, RJ, ES, BA, SE, TO, PA, RO e AC). Nessa zona, a última ocorrência detectada de PSC foi em janeiro de 1998. O Ceará não integra a zona livre de PSC.
A peste suína clássica também conhecida como cólera suína, é uma doença viral contagiosa que afeta somente suínos domésticos e selvagens. Não oferece riscos à saúde humana e nem afeta outras espécies animais.

Diário do Nordeste