25°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

MP entra com ação para que outros bancos possam disponibilizar auxílio emergencial, além da Caixa

MP entra com ação para que outros bancos possam disponibilizar auxílio emergencial, além da Caixa

08/05/2020 às 12h08 Atualizada em 08/05/2020 às 12h08
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

P pedido também é assinado por representantes do Ministério Público do Ceará (MPCE) e a Defensoria Pública do Estado (DPCE). O documento assume como principal justificativa as grandes aglomerações de pessoas que têm sido registradas nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF). Para as entidades, ao concentrar o pagamento do benefício nas agências da CEF, o Governo Federal se prostrou de forma “ineficiente”, gerando um “sério comprometimento do necessário isolamento social rígido” e se tornando um fator de risco para propagação do coronavírus.

Especificamente para o Ceará, a ação solicita ainda a criação de plano de contingência para crise sanitária. O pedido regulamenta a solicitação de apoio policial ostensivo nos arredores de todas as agências das Caixa do Estado durante o expediente bancário. O objetivo seria assegurar o bem-estar das pessoas que estão indo sacar o auxílio e ainda assegurar as medidas de distanciamento e respeito às marcações e triagens feitas pela Caixa, para organizar a prestação dos serviços.

O pedido judicial solicita ainda uma redistribuição dos pontos de saques disponibilizados aos beneficiários do auxílio emergencial. A proposta seria, após a autorização do saque nas demais entidades bancárias, públicas e privadas, do Brasil, incluindo os Caixas 24h, direcionar o saque de acordo com a endereço do beneficiário.

As ações visam redistribuir e multiplicar os pontos de saque, diminuindo assim as aglomerações de pessoas, que são referidas no pedido como uma: “Afronta às medidas sanitárias de combate e prevenção impostas a nível federal, estadual e municipal”, capaz, segundo as entidades, de tornar ineficiente qualquer medida já adotada para contenção do coronavírus no país.

O Povo Online
Publicidade
Publicidade
Publicidade