22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

1,8 milhão de brasileiros estão na fila do INSS aguardando benefício

1,8 milhão de brasileiros estão na fila do INSS aguardando benefício

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
01/06/2020 às 17h16 Atualizada em 01/06/2020 às 17h16
1,8 milhão de brasileiros estão na fila do INSS aguardando benefício
Foto: Reprodução

O tempo médio de concessão de benefícios no país era de 69 dias em março, queda em relação a fevereiro, quando eram 72 dias. Por lei, os pedidos devem ser analisados em um prazo de até 45 dias. Os estados com maior tempo, em março, eram Tocantins, Piauí e Alagoas, com o recorde de 90 dias para concessão.

De acordo com especialistas, o segurado que está aguardando a análise do seu benefício deve ter cuidado com a documentação que apresenta nos requerimentos e pode recorrer ao Judiciário caso a autarquia se negue a realizar o atendimento e a análise para a concessão do benefício.

"Os números de pedidos, especialmente os de auxílio-doença, tendem a se potencializar. A demanda de benefícios e de serviços é cada vez maior e, no entanto, a autarquia não vem repondo adequadamente o seu quadro de servidores, o que dificulta a prestação de um serviço ágil e adequado para a população", analisa Débora Palline Magalhães, advogada especialista em Direito Previdenciário.

Leandro Madureira, advogado previdenciário, orienta que os pedidos de benefícios devem ser feitos com a documentação mais completa possível para evitar que a concessão dependa de exigências que não podem ser cumpridas devido ao fechamento das agências.

G1