23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Grande Fortaleza e interior do Ceará em risco de apagão por sabotagem, alerta Chesf

Grande Fortaleza e interior do Ceará em risco de apagão por sabotagem, alerta Chesf

20/09/2021 às 13h24 Atualizada em 20/09/2021 às 13h24
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Segundo a empresa de geração e distribuição de energia, as linhas de transmissão de 230kV e 500kV da Chesf estão sendo atingidas principalmente no trecho entre Pentecoste e Fortaleza. A companhia calcula que o volume de material retirado é equivalente ao peso de uma torre de transmissão por mês e "representa um grande risco de queda de torres e de desabastecimento de energia elétrica para a Capital, Região Metropolitana e cidades interioranas".

O relato da Chesf é que no dia dia 9 de maio, por exemplo, uma torre chegou a tombar na rodovia CE 401 em decorrência destas ações de sabotagem, causando riscos de acidentes grave inclusive para a população circunvizinha.

"Essa ação é claramente um ato de sabotagem pois quem está fazendo essa retirada de peças tem experiência com esse tipo de atividade e tem conhecimento que o resultado da ação é a queda de torres de transmissão, como já aconteceu, causando prejuízo a toda sociedade", disse o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.

Ele afirmou que mais de 20 toneladas de perfis metálicos de 120 estruturas já foram retirados pelos sabotadores, totalizando um prejuízo financeiro de mais de R$ 2 milhões. Para se ter ideia, para derrubar uma torre com mais de 30 metros de altura é preciso retirar muito material de sua base. "Estamos tornando mais difícil o furto, com fiscalização, vigilância e novos procedimentos de fixação dos equipamentos, porém mesmo com todas as nossas ações, até o momento, os atos de sabotagem continuam", afirmou o diretor.

O POVO
Publicidade
Publicidade
Publicidade