As ações de abordagens aconteceram em bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres como medida preventiva e de caráter educativo, para coibir a prática de crimes. Os trabalhos preventivos contaram com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e de várias composições da Polícia Militar do Ceará.
A PM realizou blitze preventivas e patrulhamentos ostensivos nas regiões com a realização de abordagens, além de ações ostensivas nas imediações dos locais de fiscalização, com a verificação e a identificação de indivíduos suspeitos. Já o CBM fiscalizou estabelecimentos comerciais, verificados o armazenamento do gás de cozinha, a fim de evitar possíveis explosões, bem como os equipamentos de combate a incêndio.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.