21°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ceará aplicou 11,78% do orçamento total da Saúde para 2023

Ceará reduz fila de cirurgias eletivas e amplia serviços médicos em meio a prestação de contas na Assembleia Legislativa

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Opinião CE
19/08/2023 às 08h52
Ceará aplicou 11,78% do orçamento total da Saúde para 2023
Foto: Reprodução

No período de janeiro a abril deste ano, o estado do Ceará realizou cerca de 31 mil cirurgias, alcançando uma diminuição de até 60% na fila de cirurgias eletivas em comparação ao total registrado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) em janeiro. A informação foi divulgada durante uma audiência pública promovida pela Comissão de Previdência Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta quinta-feira, 17, onde foi apresentado também o relatório abrangente das atividades da Sesa referentes ao primeiro quadrimestre de 2023.

A secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, informou que, “do orçamento total a ser aplicado em saúde em 2023, no valor de R$ 9,3 bilhões, 11,78% já foram utilizados, aproximadamente R$ 1,1 bilhão”. Ela ressaltou que o número já supera os valores dos últimos quatro anos, tanto em número de internações hospitalares quanto nos serviços de atenção básica, que incluem prevenção, diagnóstico e procedimentos clínicos e cirúrgicos. O vereador Guilherme Landim (PDT), presidente da comissão, explicou a importância da “prestação de contas” constitucional, que proporciona transparência sobre as atividades da secretaria, demonstrando os investimentos feitos e os resultados alcançados.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Avanços

Um dos destaques na área da saúde do Ceará, segundo a titular, está relacionado ao Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública. A secretária Tânia Mara afirmou que já foram realizadas 31 mil cirurgias, das 45 mil previstas no início do ano. Ela ressaltou que o compromisso dos profissionais de saúde e dos diretores hospitalares tem sido fundamental para o sucesso dessa iniciativa.

Outro marco significativo vem do Hospital de Messejana, que atingiu a marca de 500 transplantes cardíacos, consolidando-se como o segundo maior hospital transplantador do país. Além disso, conforme a Sesa, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi fortalecido com a incorporação de 20 novas ambulâncias, das quais 14 são unidades de terapia intensiva móveis (UTIs móveis).

 

Melhorias

Tânia Coelho também mencionou melhorias tecnológicas, como um software para o Centro de Patologia do Hospital Geral Dr. César Cals, facilitando o acompanhamento dos exames de pacientes, e a aquisição de equipamentos para o Hospital Albert Sabin. A secretária informou sobre a convocação de concursados e a incorporação de ex-empregados, com previsão de mais ingressos ao longo do ano. Inclusive, a atual gestão da Sesa foi elogiada por parlamentares que acompanhavam a reunião na Alece.

A deputada Gabriella Aguiar (PSD) destacou a dedicação da secretária à saúde do Ceará, reconhecendo os desafios enfrentados e o compromisso em melhorar a qualidade do atendimento. Os deputados Nizo Costa (PT) e Romeu Aldigueri (PDT) também enfatizaram a efetividade das ações do Governo do Estado. Já o deputado Simão Pedro (PSD) ressaltou a importância da presença do Estado nas regiões interiores para monitorar a situação dos serviços de saúde. Participaram ainda do encontro, os deputados Agenor Neto (MDB), Alysson Aguiar (PCdoB), Dra. Silvana (PL) e Antônio Granja (PDT), de forma remota.