20°C 31°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

A maioria dos acionamentos do SAMU no Ceará, são de AVC e de infartos

Esta foi a primeira vez que o documento foi disponibilizado pelo serviço, com o objetivo de viabilizar pesquisas

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Ceará Notícias
10/09/2023 às 11h19
A maioria dos acionamentos do SAMU no Ceará, são de AVC e de infartos
Foto: Reprodução

Infelizmente uma triste realidade vem tomando conta da saúde no estado do Ceará, a maioria dos acionamentos  do Serviço Móvel e Urgência (SAMU) Ceará, no primeiro semestre de 2023 são de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) que lidera a lista, com 1.867 atendimentos, seguidos por casos de Infarto Agudo Miocárdio (IAM), com 1.377.

Os dados são do boletim de indicadores do Samu 192 Ceará, publicado no último dia 18 de agosto. Esta foi a primeira vez que o documento foi disponibilizado pelo serviço, com o objetivo de viabilizar pesquisas com base nas informações apresentadas.

Em casos de infartos, o SAMU tem salvo muitas vidas, já que o Serviço Móvel de Urgência conta com o uso, quando indicado, de trombolíticos, uma medicação capaz de desobstruir as artérias afetadas pelo IAM. O remédio é administrado de forma precoce nas ambulâncias e, de acordo com o boletim, em quase seis anos, 1.676 pacientes já foram beneficiados com o uso do medicamento, no Ceará, ajudando a salvar muitas vidas.

Daí a importância de agilizar o atendimento do SAMU, nos dois casos citado na matéria, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo Miocárdio (IAM) para evitar danos maiores a saúde dos pacientes e principalmente evitar mortes precoces, de vidas que poderiam ter sido salvas.

No Ceará, sobretudo, em municípios do interior do estado, é reduzido o número de especialistas e ainda não existe equipamentos para realização de exames mais complexos da área que serviriam para diagnosticar casos graves com maior antecedência e salvar muitas vidas.