O lançamento das 3 cozinhas solidárias de Catunda está previsto para ainda este mês. Serão 300 famílias beneficiadas, que terão direito a receber alimentação gratuita diariamente. O projeto faz parte do programa Ceará Sem Fome, executado pelo Governo do Ceará, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e Secretaria de Proteção Social (SPS).
A sindicalista Joana do Sindicato, em parceria com o coletivo da Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STRAAF), foram as responsáveis por trazer o projeto para a cidade. A localização das cozinhas já foi definida, sendo uma no bairro Alto Bela Vista, na sede do Sindicato e no Centro. Todas já estão concluídas e foram verificadas pela ONG Cactus para ver se atendiam aos padrões, faltando agora apenas o recebimento das comidas.
Joana conta que inicialmente, uma das cozinhas deveria ser instalada no distrito do Vidéo, mas precisou ser realocada para o Centro por não ter atingido o número de famílias necessárias para funcionar na localidade.
Terão direito a receber os alimentos famílias em vulnerabilidade, cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais, aposentados e pensionistas. Cada membro da família tem direito a uma marmita, no entanto, não se aplica a quem já recebe o Cartão Ceará Sem Fome ou a algum filho que esteja em escola de tempo integral.
De acordo com Joana, as cozinheiras já foram contratadas. Ela explica que para receber o alimento, a pessoa deverá se dirigir até o local de distribuição e assinar a lista de recebimento diariamente.
A ONG está responsável por cozinhas em dezenove municípios da região, e após a entrega de comidas em Catunda, a próxima cidade a iniciar as operações deverá ser Tamboril.