No último sábado (18), a cidade de Santa Quitéria, enfrentou o segundo maior pico de temperatura já registrado no estado. Os termômetros marcaram 41,8°C às 15 horas, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Com esse registro, Santa Quitéria alcançou a maior temperatura no ano, superando os registros de agosto com 38,9ºC. Por enquanto, o recorde ainda é mantido pela marca de 41,9°C em Jaguaribe, em 31 de outubro.
A Funceme revela que outubro de 2023 registrou 16 picos de temperatura acima de 40°C, com destaque para Jaguaribe, Barro e Crateús. Comparativamente, em outubro de 2022, houve apenas dois registros acima dessa temperatura no Ceará.
O meteorologista Lucas Fumagalli explica que os picos de temperatura nesta época são mais comuns, devido à escassez de chuvas entre agosto e novembro.
As maiores temperaturas dos últimos 15 dias:
O meteorologista Flaviano Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destaca que o El Niño continuará influenciando o clima nas próximas semanas, afetando a pré-estação (dezembro e janeiro) e a estação chuvosa (fevereiro a maio) no Ceará.
Com a diminuição da umidade do ar, o calor intenso e a exposição ao sol podem agravar problemas respiratórios, desidratação, tonturas e até confusão mental.
O clínico geral Davi Pontes aconselha beber pelo menos um litro a mais de água do que o habitual e manter-se hidratado, buscando sombra e usando roupas leves.